Temporada Anual 2002
Veja o programa dos espetáculos do Auditório durante o ano de 2022 e
compre o ingresso para o próximo Concerto AQUI.

Currículos


Fabiola Bach Akel
Direção Artística e Musical
Viola
Iniciou seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Participou de várias edições dos Festivais de Música de Londrina, Campos do Jordão,Itú , Oficina Música De Curitiba e curso de especialização na Universidade de Yale (E.U.A).
â
Em 1997 formou-se na UNESP no curso de bacharelado em música. Atuou nas principais orquestras de São Paulo tais como: Orquestra Sinfônica Municipal de Santo André, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra
Sinfônica de Ribeirão Preto,Orquestra Sinfônica do teatro Municipal de São Paulo e outras. Nas quais além de ser instrumentista trabalhou no conselho de direção artística. Ainda em São Paulo desenvolveu intensa atividade orquestral, camerista e de direção.
â
Foram seus principais maestros Jamil Maluf, Lorin Maazel, Eleazar de Carvalho,Roberto Tibiriçá e outros....Também estava no grupo que acompanhou Wynton Marsalis e a orquestra de Jazz do Lincoln Center. Participou da montagem de várias óperas nos principais teatros do país
entre eles :Teatro Municipal de São Paulo,Teatro Alfa,Teatro Guaíra e outros. Também trabalhou como convidada das principais orquestras do país. Foi convidada pelo maestro Sílvio Bacarelli para desenvolver junto com um grupo de professores o projeto de formação musical e apreciação na favela de Heliópolis.
â
Em 2003 mudou-se para Curitiba e foi contratada pela orquestra Sinfônica do Paraná,onde atuou por 13 anos. Sua longa experiência no Teatro Guaíra lhe permitiu conhecer todo seu funcionamento e suas demandas.
â
No ano de 2009 fundou a Orquestra Ladies Ensemble. Como sua diretora artística e musical desenvolve programas que facilitam para o público leigo uma apreciação da orquestra e seus instrumentos. Percorreu o Paraná, com o projeto “Concerto das Rosas” como Diretora Artística , atingindo mais de 25 mil pessoas nos anos 2017 e 2018. Conhece os teatros do estado, tanto da capital como do interior e suas potencialidades, ainda pouco exploradas.
Seus projetos com a orquestra Ladies Ensemble são notícias recorrentes nos principais veículos de notícia do país e fora do Brasil, sendo inclusive destaque em Lisboa, Porto e Aveiro. Foi objeto de matéria no principal veículo de cultura do país, o jornal Folha de São Paulo como Diretora de um projeto inovador, capa e matéria de destaque em reportagem de 5 páginas da revista Idéias. Tem amplo relacionamentos no setor empresarial e diplomático, que tem proporcionado apoio e patrocínio na área da cultura.
â
“Entendo que posso contribuir com o desenvolvimento cultural do meu Estado,tanto na área musical como na área artística em geral,com a criação de projetos auto sustentáveis na formação de platéia, musicalização da infância,juventude e terceira idade. Interiorização da arte e da cultura no estado do Paraná. Apoio e divulgação dos artistas paranaenses. Enfim valorização e dinamização do ambiente cultural e artístico do nosso estado.”


Roberto Ramos
Regente convidado
O maestro venezuelano Roberto Ramos é formado pela Universidade Nacional Experimental das Artes (UNEARTE-Venezuela), mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-Brasil), Especialista em Ensino Musical em Múltiplos Contextos e recentemente finalizou o curso de regência da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
Sua experiência como regente começa desde muito jovem no Sistema Nacional de Coros e Orquestras Infanto-Juvenis da Venezuela, conhecido mundialmente como "El Sistema" desempenhando funções musicais e administrativas, tais como: Diretor Musical, Diretor de Núcleo e Coordenador Estadual, destacando a posição de Maestro Titular da Orquestra Infantil do Núcleo La Rinconada, com o qual ganhou o 1º Lugar do I Festival de Orquestras Infantis de "El Sistema"(2011) e como Maestro Titular da Orquestra Sinfônica Juvenil Inocente Carreño até o 2018.
Posteriormente no Brasil, foi Maestro Adjunto da Filarmônica da UFRN, com a qual realizou turnê pela Itália em 2018, destacando o concerto realizado para o Papa Francisco na Audiência Papal, na Cidade do Vaticano. Além, de ser convidado para reger múltiplas orquestras, tais como: Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), interpretando a estreia mundial do concerto de piano: “Arbol, Hoja, Salto, Luz” do compositor argentino Germán Gras e como solista a pianista brasileira Joana Cunha da Holanda (2019).
Seus professores de regência incluem os maestros: Rodolfo Saglimbeni, Alfredo Rugeles, Carlos Salas Ballester, André Muniz e Wagner Polistuck, além de numerosas master classes com os maestros: Francisco Noya, David del Pino Klinge, Collin Metters, Tom Zelle, Gregory Carreño , Marin Alsop, Sian Edwards, Jean François Rivest, Stefan Blunier, Alexander Liebreich, Neil Thomson, Claudio Cruz, entre outros.
Ramos já participou de diversos festivais como: 1º Festival de Jovens Diretores de “El Sistema” (2012), Maestro Convidado do 8º Festival Internacional de Percussão de Los Llanos (FIP LLANOS) (2013), 49º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão em São Paulo-Brasil, onde conduziu a estreia mundial da obra Piano Quinteto de Robert Laidlow (2018), também foi o maestro convidado do I Encontro de Música Contemporânea (ENCOMUN) da UFRN fazendo a estreia mundial da obra “y vos por salvarte, también gritaste…” de Germán Gras (2019).
Atualmente Ramos é Maestro da Orquestra Infantil Alegro (OIA) e Maestro da Ladies Ensemble onde também atua como professor de regência no Laboratório de Regência para Maestrinas. Do mesmo modo, Ramos continua com seu projeto particular de aulas particulares regência e de edições críticas de obras latino-americanas.


Juliane Martens Weingartner
Violino - Spalla
Iniciou seus estudos de violino aos 6 anos, tendo com Método, Suzuki, mais tarde teve aulas de aperfeiçoamento com o Prof. Alberto Jaffé (SP), com que teve um grande aprendizado. Participou de vários Festivais de Música e Oficinas, tendo aulas de masterclass em violino e música de câmara, com vários professores entre eles Airton Pinto, Claudio Cruz, Eugene Ratcheva, entre outros. Em 1991, iniciou a carreira profissional, através de concurso público na OSUEL (Orq. Sinfônica da UEL) em Londrina. Licenciada em Música pela UEL em 1998. No ano de 2000, fez audição para a vaga 1º violino na OSP (Orq. Sinfônica do Paraná), em Curitiba. Fundadora da Orq. de Câmara Solistas de Londrina, com a qual fez turne internacional pela Europa, participando do Festival internacional de Varna (Bulgária) Integrou várias orquestras entre elas Orq. De Câmara da Puc, Solistas de Londrina e é integrante da Orquestra Ladies Ensemble, desde a fundação. Participou de vários shows de artistas como: Caetano Veloso, Alceu Valença, Naná Vasconcelos, César Camargo, Maria Rita,Banda Raimundos (show acústico), Milton Nascimento entre outros. Participou dos Festivais de Violino, I e II Festspiele, com a qual teve aulas de aperfeiçoamento em violino com o prof e solista Winston Ramalho, com a prof Maria Elisa Fukuda, e música de câmara com o pianista Cristian Budu, participando dos recitais de encerramento do Festival.


Rebeca Vieira
Violino
Rebeca Vieira, é formada em Licenciatura em Música pela UNESPAR – Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduanda em bacharelado em instrumento pela mesma instituição onde recebe instruções do professor Roberto Hubner. Rebeca iniciou seus estudos musicais em 2006 na Escola de Música Villa-Lobos na Casa da Cultura em Joinville, onde também integrou a Orquestra de Cordas durante cinco anos. Participou da Orquestra da SOCIESC de 2007 a 2012 e da Camerata Dona Francisca de 2008 a 2013. Participou de festivais como o FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina) nas edições de 2011, 2012 e 2013 onde teve a oportunidade de participar de masterclass com os professores Norbeto Garcia (ARG) e Marcelo Gershfeld (BRA) e da Oficina de Música de Curitiba em 2015 e 2016. Também participou do curso de “Alta interpretação e performance violinística” do professor Paulo Bosísio em 2014. Integrou a Orquestra Sinfônica da Escola de Música e Belas Artes e a Orquestra Filarmônica da UFPR de 2013 a 2017. Também participou do WINACC – Workshop Internacional de Ensino Coletivo de Cordas em agosto de 2016. Em 2018 participou do II Violin Festspiele Brasil na classe do professor Wilston Ramalho. Atualmente, faz parte do naipe de primeiro violino da Orquestra Sinfônica da Cidade de Ponta Grossa, onde já atuou nos anos de 2015 e 2017, além de integrar a Orquestra Ladies Ensemble desde janeiro de 2018 e coordenar a agenda de espetáculos musicais do Palco dos 5 Sentidos, onde também faz recitais semanais.


Morgana Denise Schvetler
Violino
Formação Acadêmica:
Graduada em Superior de Instrumento - Violino pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Curitiba - Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP (2016)
Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Curitiba - Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP (2012)
Experiência Profissional:
Orquestra Ladies Ensemble (atua desde abril de 2018)
- Violinista Integrante
Orquestra Filarmônica de Curitiba (atua desde maio de 2017) - Violinista Freelancer
Orquestra de Câmara da PUC-PR (atua desde fevereiro de 2017) - Violinista Freelancer
Hegenberg String Quartet (atua desde março de 2016)
- Primeiro Violino do quarteto de cordas Hegenberg
Viotti Escola de Violino (atua desde maio de 2014)
- Diretora e Professora de Violino
Centro Volvo Ambiental (Casa Verde) e Fundação Solidariedade (atua desde março de 2013)
- Professora de Violino no Projeto de Música gerido pela Fundação Solidariedade. Projeto mantido pela Lei Federal de Incentivo a Cultura e apoiado pelo grupo Volvo do Brasil
Coral Infantil do HSBC (março de 2015 até dezembro de 2016) - Professora de Violino e Viola no Projeto do Coral Infantil do HSBC, que faz parte do programa HSBC Educação do Instituto HSBC Solidariedade
Universidade Federal do Paraná (março de 2012 até dezembro de 2012, e maio de 2014 até dezembro de 2014)
- Professora de Violino no projeto "Música para Todos", vinculado ao Grupo de MPB da UFPR e apoiado pelo Banco Itaú.
Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa - PR (março de 2011 até dezembro de 2016) - Violinista integrante da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa
Fundação Solidariedade (agosto de 2008 até dezembro de 2012) - Professora de Violino
Escola de Música Donaldo Ritzmann (março de 2007 até dezembro de 2008) - Professora de Violino


Karina Romanó Santos
Violino
Formação Técnica:
2000 – 2017 Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) – atualmente cursa 3º ano do Ensino Superior de Instrumento (Violino)
2010 – 2016 Engenheira Química formada pela Pontifície Universidade Católica â 2002 – 2012 Aluna do Violinista Roberto Hubner
2014 Curso de Técnica e Alta Interpretação Violinística (Paulo Bosísio)
2013 – 2017 - Aluna do Walter Hoerner
Experiência Profissional:
2008 até 2017 - Violinista da empresa Violinarte
2008 – Integrante na Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná
2016-2017 – Integrante Orquestra Filarmônica da Universidade Positivo â 2017 – Integrante da Orquestra Sinfônica UNESPAR/EMBAP
2017 – Integrante da Orquestra Ladies Ensemble


Thalita Stefanichen Ferronato
Violino
Nasceu em Ponta Grossa em 1º de Dezembro de 1987 e iniciou seus estudos de violino aos cinco anos com a professora Edna Ritzmann Savytzky, na Associação da Educação do Talento Musical do Paraná.
Ainda bem pequena, atuou como solista na Orquestra de Câmara de Blumenau, no sul do país, divulgando e demonstrando o ensino do Método Suzuki no Brasil através do projeto Eventos Culturais Itaú.
Participou a partir de 1994 a 2003 e em 2008 das Oficinas de Música de Curitiba, tendo aulas com Simone Savytzky, Ole Böhn, Paulo Bosísio, Yang Liu e Carmelo de Los Santos. Durante as Oficinas, participou como solista em concertos de alunos e integrante das Orquestras.
Premiada em 1º lugar no concurso Rosa Mística em 1994 (grupo 1) em Curitiba. Participou do 25º Festival de Inverno de Campos do Jordão e master class com Trícia Park. Teve aulas com Bárbara Barber (USA) nos encontros Sul Brasileiro Suzuki.
Recebeu prêmio de “Melhor Executante de Melodias de Cecília” e 2º lugar (1º ciclo) na XIV Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, em Piracicaba. Em 2000, atuou como solista convidada pela Orquestra Sinfônica do Paraná, no concerto especial para o dia das crianças.
Em 2006, participou de um projeto do Banco Integracion, no Paraguai, tocando com crianças carentes.
Em 2007 iniciou seus estudos com a professora Eliane Tokeshi. No mesmo ano, ganhou uma bolsa de estudos cedida pelo DAAD (Intercâmbio Acadêmico Brasil-Alemanha) e realizou o Weimarer Summerkurse em Weimar, Alemanha, tendo aulas com Nora Chastain.
Já tocou com diversas orquestras como: Orquestra Sinfônica do Paraná Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica de Florianópolis, Orquestra do Estado do Mato Grosso, entre outras.
É integrante e colaboradora da Orquestra de Câmara da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2005 e professora de violino da Educação do Talento Musical do Paraná – Método Suzuki desde janeiro de 2011.


Juslei Borges da Silva Lajarin
Violino
Violinista, graduada BachareI em violino pela Unespar, e da classe do professor Marco Vinicius Damm; Iniciou seus estudos musicais em Cascavel/PR, e como principiante contou com a instrução de vários professores. Aos 17 anos, já em Curitiba, continuou sua trajetória musical:
Entre 2010 e 2015 participou dos Cursos de Alta Interpretação Violinística, lecionado por Paulo Bosísio.-Também tem aulas individuais com Paulo Bosísio, desde 2010.- Participou de várias orquestras, entre elas destaca-se a atuação como spalla da Orquestra Filarmônica da UFPR, 2012; e da Orquestra Sinfônica da cidade de Ponta Grossa, integrando-a como spalla em 2014; a Orquestra Sinfônica da Embap; e a Orquestra de Ópera Orchestra Curytiba; Fez alguns trabalhos como Cachê na Orquestra Sinfônica do Paraná, e na Orquestra da PUC. Exerceu voluntariado na OCA (Orquestra compromisso e adoração da PIB). Em sua vasta experiência tocando já se apresentou acompanhando diversos artistas renomados.
Sua experiência como professora vem desde o Conservatório Pais e Filhos (2008); Foi professora no festival de música de Cascavel em 2009. Ministrou aulas em diversas igrejas. Foi professora no projeto social do banco HSBC, dando aulas para crianças de casas Lares, em 2015 e 2016.
Atualmente, ministra aulas particulares; Desenvolve um projeto de educação musical com as crianças da comunidade, na IEADD Prado Velho; Participa da Orquestra feminina Ladies Ensemble; Toca esporadicamente na Orquestra Patmos;
É freelancer para a produção de Eventos em geral.


Oksana Paludzyszyn Meister
Violino
• Início dos estudos de violino aos 9 anos com a Prof. Edna Ritzmann Savytzky.
• Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em superior em instrumento.
• Atuação em diversas orquestras: Orquestra Ladies Ensemble, Orquestra de Câmara da PUC-PR.
• Orquestra de MPB de Curitiba, Orquestra de Ópera de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Paraná.


Anadgesda Guerra
Violino
Formação Acadêmica
(2011) Bacharel em Violino – EMBAP;
(2000- 2007) Cursos de Formação Musical e Avançado em Instrumento – Violino – EMBAP;
(1996-1998) Cursos de Violino, Violão e Canto Coral – EBAHL – Rio Grande – RS.
Experiência Profissional
(2018-) Integrante da Orquestra Ladies Ensemble
(2016- ) Professora de violino no Colégio Internacional de Curitiba;
(2014- ) Professora de violino nas escolas de música Trilhas e MusiStudio;
(2011- ) Professora de violino e coordenadora do Grupo de Cordas da Escola Bom Pastor – Ponta Grossa – PR;
(2010- 2016) Violista no Quarteto Mousiké;
(2003-2010) Professora de violino no Conservatório Maestro Paulino Martins Alves – Ponta Grossa
Qualificações e Atividades Complementares
Concertos como violista e violinista convidada (cachês) nas orquestras Sinfônica do Paraná (OSP) e da Orquestra de Câmara da PUC (OCPPR);
Cursos de Interpretação Violinística (UFPR) e aulas bimestrais com Paulo Bosísio (Uni-Rio);
Masterclasses de violino com Carmelo de Los Santos, Norberto Garcia, Natalia Alenitsyna e José Maurício Aguiar, entre outros;
Integrante da Orquestra de Cordas da EMBAP (1999-2007), Orquestra de Câmara da UFPR (2001-2003), Orquestra Filarmônica Juvenil da UFPR (2001-2007), Orquestra de MPB de Ponta Grossa (2003-2004) e do Quarteto de Cordas da EMBAP (2009-2010).


Priscila Malanski
Piano
Mestre em Música pela UFPR, natural de Guarapuava, Pr., Iniciou o estudo do piano aos 6 anos de idade, no Conservatório Musical Passionista, em Curitiba. Aos 14 ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe do prof. Daniel Costa da Silva, estudando paralelamente em São Paulo com o prof. Homero Magalhães.
Teve liberação especial da Secretaria de Educação do Paraná para ingressar no Curso Superior de Piano da Embap antes de completar o ensino médio. Como prêmio por obter as melhores médias do curso superior foi a 1ª solista da Orquestra Sinfônica Jovem do Paraná, sob a regência do maestro Gerardo Gorosito. Foi agraciada com duas bolsas de estudo, um parcial da Houston Univesity e uma integral pela Academia de Música de Varsóvia. No ano de 2007 completou o curso de Pós-graduação em Música pela EMBAP.
Em setembro de 2008 foi solista da Orquestra Sinfônica do Paraná, executando o Concerto nº 5 de Heitor Villa Lobos, sob a regência do maestro Ernani Aguiar. Neste mesmo ano foi escolhida entre inúmeros pianistas para participar da Semana Beethoven, realizado pelo professor John O'Connor, que dirige a escola de música de Positano, especializada neste compositor.
Foi pianista de master classes realizados pelos professores italianos Luiza Gianinni e Carlo Colombara.
Foi solista da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa em 2012 durante o festival de Música de Ponta Grossa, executando Rapsódia in Blue, de Gershwin.
Em julho de 2015 executou obras de Brasílio Itiberê, pelo SESC PARTITURAS, em Paranaguá, cidade de nascimento do compositor.
É pianista correpetidora do Festival de ópera de Curitiba, sob direção de Gehad Hajar, que acontece todos os anos desde 2016.
Atualmente é pianista da Ópera Orchestra Curytiba, sob direção geral de Rogério Mendes Junior e direção artística do maestro Alessandro Sangiorgi e da Orquestra Ladies Ensemble, sob direção de Fabíola Bach.


Emili Alves Nogueira
Violino
Minha formação musical começou, com aulas de música na minha igreja e depois aulas de instrumento. Passando alguns anos conheci projetos o qual fiz muitas amizades, que me ajudaram a ingressar em orquestras de estudante e ingressar em cursos de extensão na EMBAP. Agora sou aluna do curso Superior em Instrumento, estudo com a Profe. Consuelo Froehner e participo da Orquestra Ladies Ensemble, da Orquestra de Ponta Grossa e Orquestra Filarmônica da UFPR como bolsista.


Myria Tokmaji
Qanum
Formação
Superior (formada de faculdade de arte em Aleppo / Síria e especialista em comunicação visual);
Formada pela Escola Árabe de Música de Aleppo: Foco em música internacional e em executar gêneros diversos em um instrumento oriental;
Formada pela Escola de Música tradicional de Aleppo, onde estuda a origem de música antiga e os Muasharrat de Andaluzia.
Atuação Profissional
Toca um instrumento árabe chamado Qanun; Começou a tocar aos 8 anos, realizou muitos shows culturais em Aleppo e em outras cidades na Síria, Tunísia, Turquia e Brasil.ME
Trabalhos realizados recentemente
EMPRESTA TEUS OLHOS: Uma peça dupla com a bailarina Patrícia Machado, celebra as pessoas que estão fazendo a diferença em criar soluções socialmente justas e economicamente sustentáveis para o mundo.
ORIGEM: com o Balé Teatro Guaíra, uma experiência cênica sobre crise imigratória e refúgio.
Produções Culturais
Shows culturais no castelo de Aleppo na Síria em 1999 e 2002;Shows nos centros culturais da cidade como khan al-shuna no ano 2000.
Show no SESC São José dos Pinhais (2015).
Show na Oficina de Música de Curitiba – Capela Santa Maria (2016);
Show Dia e Noite com o artista Joel Mozart no Teatro Paiol (2019);
Prêmios
Venceu por três anos consecutivos o primeiro prêmio nacional de talentos da Síria como Qanunista, que aconteceu na cidade de Homs, na Síria;
Ganhou prêmio Nacional e viagem para Tunísia, e realizou shows na Tunísia com banda formada pelos talentos dos jovens da Síria, em 2002.
Informações complementares e relevantes
Fugiu de Guerra de seu país, com o Qanun seu instrumento, para vir ao Brasil e transmitir a sua milenar cultura rica em música e arte.